Ao pensar nos fatores para o crescimento da empresa, muitos gestores ainda restringam o pensamento à inovação que os produtos e serviços oferecidos trazem às estratégias de marketing e ao montante investido. No entanto, por mais que tudo isso seja relevante, a verdade é que nenhum negócio prospera e se estabelece no mercado se não há motivação de equipe.

Afinal de contas, é o capital humano que move as engrenagens da organização, exercendo influência sobre as relações com os fornecedores, parceiros e, principalmente, com os clientes. Contudo, esse pilar tão importante segue não recebendo a atenção que deveria no cenário corporativo do país.

A prova disso é que, segundo a pesquisa realizada pela Catho, em parceria com a ETALENT, apenas 61,3% dos trabalhadores se sentem satisfeitos nos respectivos trabalhos. Pensando nisso, reunimos alguns aspectos que mostram a importância de ter funcionários engajados, mostrando os diversos benefícios trazidos por essa mudança de perspectiva para o desenvolvimento da sua companhia. Continue a leitura!

Aumento da produtividade

Quando os supervisores dos setores se aliam ao departamento de RH para pensarem em maneiras de envolver os funcionários e deixá-los mais integrados à empresa, os colaboradores se sentem mais valorizados, reconhecidos e, acima de tudo, necessários. Isso cria um efeito dominó no comportamento, os fazendo reavaliar a própria postura e a capacidade de trabalho.

A partir daí, eles buscam corrigir pontos negativos e se tornarem mais proativos, se empenhando com mais afinco nas atividades que realizam. Com isso, evitam atrasos em projetos e têm um ganho considerável na produtividade. 

Dessa forma, as tarefas são entregues a tempo, sem refações e com uma qualidade ímpar. Com essas mudanças, muitos vislumbram alcançar um plano de carreira, podendo até se tornar os futuros líderes da organização.

Atendimento diferenciado ao consumidor

A motivação de equipe também afeta positivamente o atendimento prestado ao consumidor — independentemente de ser presencial, virtual ou por telefone. Isso porque os colaboradores transmitem a positividade, a energia e o empenho deles para esse momento de ação junto ao público-alvo.

Ou seja, eles buscam não só prestar um serviço de qualidade, mas, acima de tudo, mostrar ao cliente que se importam com seu problema e desejam ajudá-lo com o máximo de eficiência e rapidez. Dessa maneira, se torna mais fácil fidelizá-los.

Divulgação boca a boca da empresa

Por fim, ter profissionais engajados é um dos meios mais eficazes para fazer uma divulgação boca a boca positiva para o negócio. Afinal, eles falam e repassam espontaneamente os diferenciais de trabalhar na empresa, os valores que ela prega, os aspectos mais marcantes da cultura organizacional e os motivos que diferenciam o produto/serviço oferecido dos demais.

Ou seja, eles se tornam tanto defensores quanto embaixadores da marca. Com isso, fortalecem sua imagem no mercado, reduzem a rotatividade de funcionários e promovem o interesse de dezenas de pessoas que querem ingressar em uma companhia sólida. Com isso, passam a buscar uma oportunidade de trabalhar na sua empresa.

Como você viu, a motivação de equipe está diretamente relacionada ao crescimento da empresa, solidificando-a no mercado, garantindo um bom atendimento ao público e trazendo maior lucratividade. Por isso, é importante que o gestor de RH esteja sempre um passo a frente, pensando em políticas internas e, principalmente, em ações para engajar os colaboradores e deixá-los alinhados com os objetivos da organização.

Gostou deste post? Então aproveite o assunto tratado aqui e saiba como utilizar eventos de incentivo na sua estratégia de RH!

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