Marketing de Relacionamento

Embora possa parecer atual, a história do marketing já dura mais de 500 anos, tendo como maior marco a invenção da prensa, de Gutenberg. Desde então, devido a sua imensa adaptabilidade às novas tendências sociais e tecnológicas, a área criou várias estratégias diferentes, como o marketing de relacionamento.

Esse tipo de marketing é focado na satisfação da clientela e no relacionamento entre todos os envolvidos no processo de compra e aquisição de novos clientes.

Por isso, conhecer essa estratégia é essencial para todos aqueles que lidam com eventos. Quer saber mais sobre como incluir esses conceitos em seu cotidiano?

Continue a leitura!

O que é o marketing de relacionamento?

Um dos principais desafios enfrentados pelas empresas e por seus gestores é a aquisição — e, mais importante, a fidelização — de clientes. Para isso, é necessário ganhar a atenção dela e convencê-la de que o seu produto ou serviço é exatamente aquilo que ela precisa.

Por isso, o marketing de relacionamento tem como principal objetivo a formação de boas e duradouras relações. Para ele, uma relação forte e consistente é muito mais importante do que uma venda direta e única, que não produz retornos a longo prazo.

Esse tipo de estratégia está raramente atrelada a um produto específico, trabalhando muito mais com uma marca ou conceito, fidelizando o cliente e tornando-o, de certa forma, parte dos negócios como uma peça-chave.

Quais são os benefícios dessa estratégia?

Já deu para perceber que existem diversos benefícios no investimento em marketing de relacionamento, não é mesmo? Afinal de contas, um cliente fiel e dedicado é uma incrível ferramenta para qualquer empresa. Entre as principais vantagens de desenvolver essa proximidade com os usuários de seus serviços estão:

  • maior rentabilidade por meio de clientes fiéis;
  • consistência na experiência do cliente, que cresce continuamente;
  • feedbacks mais elaborados, sinceros e frequentes, que auxiliam na melhora do serviço oferecido;
  • fortalecimento da marca no mercado;
  • ocorrência do marketing ‘’boca a boca’’, feito por meio de indicações dos próprios clientes.

Como um evento pode ajudar na utilização do marketing de relacionamento?

Agora que você já compreendeu os principais benefícios, confira o papel dos eventos nesse processo!

Exclusividade

Um dos principais meios pelos quais os eventos auxiliam no desenvolvimento do marketing de relacionamento nas empresas é a exclusividade oferecida em tais situações.

Ao participar de um evento de qualidade, o cliente nota que é especial para aquela marca e se torna muito mais aberto a fechar negócios importantes e depositar o seu dinheiro e confiança nas pessoas envolvidas.

Proximidade e interação

Interagir com o seu público-alvo é uma das melhores maneiras de criar uma boa conversão de negócios. Em eventos, é possível conversar diretamente com o consumidor de seus serviços, mostrando que você é acessível e está disposto a ouvi-lo.

Oferecer brindes ao fim dos eventos — e entregá-los individualmente — reforça ainda mais essa ideia, fazendo com que o cliente se sinta único e acolhido no ambiente daquela marca.

Interesse pelo produto ou serviço

Os eventos também são uma ótima forma de mostrar o seu produto ou serviço, seja diretamente (por meio de palestras, por exemplo), ou utilizando-o como parte da experiência oferecida a todos naquele momento.

Com a criação de estratégias onde o seu produto será o principal astro do evento, é possível fazer com que o cliente se familiarize com o serviço por meios diferentes e originais.

Experiência única

Ainda falando sobre métodos diferentes e inovadores, o principal objetivo dos eventos no marketing de relacionamento é fornecer experiências únicas aos convidados, deixando o produto ou serviço sempre vivo em suas memórias.

Por isso, crie eventos que conversem com o seu público, combinando sempre com o seu estilo e falando a sua língua. Fazer com que os presentes se sintam queridos e exclusivos é a melhor opção para uma fidelização eficaz e duradoura.

Agora que você já está por dentro de todas as vantagens do marketing de relacionamento para o seu negócio e sabe exatamente como os eventos podem ajudar nesse processo, não perca tempo e passe a investir nessa grande estratégia!

Para saber ainda mais sobre o assunto, confira nosso artigo sobre marketing de relacionamento e tire todas as suas dúvidas!

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