Marketing de experiência: entenda o que é e qual a sua importância

7 de Fevereiro de 2018

Ao longo dos anos percebemos uma mudança no convívio entre empresas e clientes — sejam externos, sejam internos. Dentro dessa perspectiva, as organizações que estão atentas a essas modificações precisaram adaptar-se e buscar no marketing de experiência, ferramentas para manter o relacionamento favorável para todos.

As interações, que acontecem em eventos, pelas redes sociais, dentro da empresa etc., tornam-se experiências. Contudo, essa experimentação precisa ficar marcada na mente do cliente e ser repassada de forma positiva para seus pares.

Nunca devemos esquecer que a opinião que temos sobre uma marca é formada a partir das experiências que temos em relação a ela. Pensando nisso, neste post, você vai descobrir como essa estratégia pode aumentar o engajamento de seu cliente.

Continue a leitura e entenda como esse método funciona e sua importância. Além disso, descubra os benefícios desse processo e como desenvolvê-lo.

O que é o marketing de experiência?

Pare, pense e responda: qual refrigerante você gostaria de tomar agora? Provavelmente você pensou em algum momento especial ou em uma boa promoção que fez você ter o desejo de experimentar esse refri, e não outro. Você pode, até mesmo, ter pensado no dia em que decidiu que não vai mais beber esse líquido.

Em promoções e propagandas estamos acostumados a ver como as empresas investem em ações que mexem com nossas emoções. O marketing de experiência leva esse processo para além desses meios de comunicação e, por meio dele, as empresas procuram conquistar, fidelizar e engajar seus clientes.

Saindo da televisão ou da internet e buscando proporcionar um contato real com a marca, eventos — como feiras ou festas oferecidas para os clientes mais engajados — também podem favorecer essas relações.

Como destacamos, no caso do refrigerante, conhecer o cliente é um passo essencial para fazer algo que realmente seja marcante e fique gravado em sua memória. Dessa forma, quando ele precisar fazer uma escolha, levará em conta a experiência que teve com a sua marca.

Quando investir no marketing sensorial?

Quando falamos de experiência, estamos lidando com as sensações, por isso, também chamamos essa estratégia de marketing sensorial. Os estímulos criados durante uma experiência geram emoções que podem ser perceptíveis.

Apenas ter um produto ou oferecer um serviço de qualidade nem sempre vai fidelizar o cliente. Dessa maneira, a partir da ideia de client-share, onde cada consumidor é analisado individualmente, é possível identificar o valor de seu negócio para o seu cliente.

A partir do momento que você conhece o seu freguês, você pode direcionar as suas ações para ele. Esse é o primeiro passo para começar a investir no marketing de experiência.

Como explorar os 3 V’s do marketing de experiência?

Os 3 V’s (verdade, vontade e valor) servem para direcionar os processos. Veja o que fazer para aplicar cada um deles:

Verdade

Só prometa o que pode cumprir. E nunca (preste bem atenção), nunca minta! Uma marca ligada com a verdade sempre será vista de forma positiva, enquanto uma decepção por conta de uma mentira pode destruir toda uma história de um negócio.

Vontade

Você precisa fazer com que seu cliente tenha vontade de interagir com sua empresa. Tudo começa com o primeiro “V”, a verdade. Assim como, no dia a dia, quando você mente para ou ilude uma pessoa, ela se afasta, isso também acontece com a vontade do cliente que se sente enganado — ela acaba ou nem chega a existir.

Valor

O valor é criado a partir dessa boa relação, baseada na verdade e na vontade. Dessa forma, o valor é a impressão que sua marca causa nas pessoas.

As sensações são a base para o marketing de experiência, por isso, quando a empresa investe nessa relação de maneira real e sincera, ela ganha a fidelidade do cliente e amplia o comprometimento dos colaboradores. Portanto, sempre converse, abra espaços para as pessoas falarem da sua marca e utilize essas expectativas para criar suas ações de marketing.

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