Conheça as principais tendências em eventos corporativos

6 de Fevereiro de 2018

Um dos requisitos cada vez mais exigidos pelas empresas e pelos gestores de eventos é que sejam proporcionados momentos inesquecíveis e experiências inovadoras para os participantes. Dessa forma, a fim de cativar ainda mais o público e sair na frente dos concorrentes, é crucial estar sempre de olho nas tendências em eventos corporativos.

Nesse contexto, a tecnologia é uma aliada muito importante, pois transforma palestras, congressos e outras celebrações corporativas em ocasiões muito mais atraentes. Neste post listamos algumas delas. Confira!

Streaming de eventos em tempo real

Fomentadas pelas inovações tecnológicas, as transmissões em tempo real são ótimas aliadas de um evento corporativo, pois disseminam a marca da empresa e promovem o engajamento dos integrantes. Elas podem ser realizadas facilmente por meio de mídias sociais, como o Periscope, Hangouts, Snapchat e outros.

Outra forma de aumentar ainda mais o envolvimento dos convidados é fazer postagens com hashtags específicas também em tempo real. Assim, a interação com o público é incentivada, permitindo que eles repliquem e utilizem as postagens em suas redes sociais.

Brindes digitais e personalizados

A probabilidade de os brindes físicos serem substituídos de vez pelos digitais é cada vez maior. Os presentes digitais personalizados, com conteúdo online exclusivo e relevante têm mais chances de envolver os participantes. Dessa maneira, os usuários que utilizarem esse brinde digital terão suas informações acompanhadas, gerando leads para a sua empresa.

Outra vantagem é que, com os pacotes digitais de brinde, o manuseio e transporte de embalagens ou sacolas físicas não será necessário. É muito comum que esses presentes físicos sejam esquecidos ou descartados pelos participantes, causando desperdício e prejuízo. Sem eles, os gastos serão minimizados.

Estímulo à interação em aplicativos próprios

O recurso de cruzar as informações de perfil de usuários diferentes que possuem os mesmos interesses é uma das tendências em eventos corporativos, chamada de Matchmaking. Essa novidade estimula o networking dentro do evento, pois incentiva pessoas com perfis parecidos a se conhecerem.

O mecanismo de gamificação também é um método interessante. Ao ser usado em aplicativos próprios do evento, pequenas atividades ou tarefas são incorporadas a eles, trazendo pontos aos seus usuários como recompensa. Esse sistema de gratificações faz com que o engajamento seja maior.

Realidade virtual e aumentada

Bastante utilizada em diversos segmentos, a realidade virtual é uma tecnologia nova, que proporciona uma experiência marcante e única para o convidado por meio da imersão virtual. Mas é fundamental cuidar para que essa união do espaço físico com o virtual não cause distanciamento entre os participantes.

Criar um ambiente híbrido também é uma opção atrativa. Devido ao baixo custo, esse recurso vem sendo usado mais frequentemente. O conceito se resume em permitir que, ao mesmo tempo em que o evento conta com a presença dos convidados, outras pessoas possam se comunicar com eles por meio de videoconferências, proporcionando um maior alcance de público.

Convites e materiais de divulgação virtuais

O Quick Response Code — código de resposta rápida — é um recurso que pode ser utilizado de diversas formas e que vem ganhando força nos eventos corporativos mais recentemente. Os materiais de divulgação podem ser distribuídos por meio dele — um QR Code é disponibilizado em outdoors ou banners, fazendo com que as pessoas sejam direcionadas para a página do evento.

Além disso, o QR Code permite uma leitura da credencial dos participantes no momento da visita, caso haja expositores nos eventos. Ou seja, é possível otimizar todo o processo por meio da captura dos contatos instantaneamente, que gera métricas de desempenho em tempo real.

De forma geral, é perceptível que as tendências em eventos corporativos estejam bastante ligadas à tecnologia que, por se atualizar constantemente, exige um acompanhamento mais assíduo para não se deixar ultrapassar. E agora que você já conhece as novidades dos eventos corporativos, nos siga no Facebook, LinkedInInstagram para continuar recebendo dicas como estas!

Compartilhar: