Nem todos que comandam um negócio sabem como fazer palestras adequadas ao seu público ou conhecem as vantagens de se investir nesse tipo de atividade. Para muitos, ministrar palestras pode, inclusive, parecer uma perda de tempo.

O que poucos sabem é que esse tipo de atitude ajuda os negócios a crescerem de forma saudável, incentivando todos os envolvidos por meio de experiências únicas e favorecendo o marketing e networking da empresa. Quando somados, os benefícios se tornam claros para qualquer gestor.

Quer saber mais? A seguir, confira as principais vantagens das palestras e saiba como tornar tais eventos memoráveis!

O que é uma palestra?

De modo resumido, podemos definir uma palestra como uma apresentação oral bastante comum no meio acadêmico, mas que pode ser inclusa em diversos ambientes como forma de transmitir informações aos espectadores.

Um dos principais objetivos da palestra é provocar a reflexão nos ouvintes, por meio da apresentação de argumentos válidos e objetivos. Além disso, elas promovem o crescimento e amadurecimento pessoal e profissional de todos os envolvidos.

Qual a importância das palestras para as empresas?

As apresentações desse tipo são, em sua grande maioria, claras e objetivas. Por isso, têm duração reduzida (cerca de 1 hora) e são seguidas por um coffee break interativo, onde toda a equipe faz um debate sofre as ideias apresentadas. Em um ambiente profissional, as palestras são importantes para:

  • trazer mais conhecimento ao público sobre um assunto específico;
  • melhorar habilidades da equipe, como liderança, autoestima e produtividade;
  • trazer informações sobre ética;
  • promover o seu serviço por meio das suas palavras, mostrando todos os benefícios;
  • incentivar o networking e boas relações com os colegas de trabalho.

Como fazer palestras memoráveis?

Confira, a seguir, algumas dicas para tornar suas palestras inesquecíveis e garantir os melhores resultados possíveis para os seus negócios:

1. Prepare o ambiente

O primeiro passo para fazer uma boa palestra é oferecer uma experiência confortável para todos os convidados, para que eles consigam absorver todas as informações passadas.

Por isso, o local deve ser espaçoso, bem iluminado e com uma boa acústica. Os serviços de áudio e vídeo também devem ser impecáveis e os alimentos, é claro, precisam ser frescos e variados, para agradar ao maior número possível de pessoas.

2. Estruture a apresentação

Preparação é a palavra-chave para o sucesso de qualquer palestra. Por isso, planejá-la com antecedência é um passo que não deve ser negligenciado e que aumentará consideravelmente as suas chances de sucesso. Escreva tudo o que pretende dizer e treine exaustivamente antes do grande dia.

Além disso, é essencial considerar o que seu público quer ouvir. Um bom palestrante sempre lembra que a palestra está sendo ministrada para outras pessoas. Para isso, conheça seus espectadores e sempre se pergunte como a apresentação pode beneficiá-los.

3. Tenha confiança no tema de sua apresentação

Para vender suas ideias — e seus produtos — é necessário que você domine e seja apaixonado pelo tema que será apresentado, para que tenha segurança e a transmita ao seu público. A sua confiança mostrará aos espectadores que o seu serviço é confiável

Já a paixão é crucial para que a palestra seja energética e autêntica, fazendo com que seu público se importe com o tema tanto quanto você. Isso criará debates muito mais acalorados ao fim da palestra e garantirá um networking muito mais eficiente.

4. Conte uma história

Para cativar seus ouvintes e deixá-los atentos, contar uma história (breve e relevante, é claro) pode ser uma boa alternativa. Isso fará com que sua palestra seja mais realista e deixará todos os envolvidos conectados com a sua narrativa.

O poder de uma boa história mora na possibilidade de os espectadores criarem um pequeno filme em suas cabeças enquanto você fala. Isso deixa o assunto falado gravado em suas mentes, além de tornar a experiência muito mais interativa.

Já deu para perceber como fazer palestras é simples, não é mesmo? Com um planejamento bem-feito e temas cativantes, é possível encantar seu público de uma forma única e tornar o evento completamente inesquecível!

Para tirar suas dúvidas ou saber como planejar seu evento para que ele seja espetacular, oferecendo uma experiência de qualidade aos participantes, entre em contato conosco!

Deixe seu comentário