Vale a pena contratar uma assessoria de imprensa para eventos?

11 de julho de 2018

Um dos maiores desafios da produção de uma ação é encontrar a estratégia e os meios ideais para fazer a sua divulgação. E é por essa razão que contratar uma assessoria de imprensa para eventos passa a ser a melhor escolha.

A assessoria trabalha de maneira tática, impulsionando a imagem da empresa realizadora e resolvendo possíveis conflitos, garantindo que não haja desvios de comunicação com o público. 

Caso você pretenda promover o evento da sua empresa nas grandes mídias, o serviço de uma assessoria de imprensa é ainda mais essencial. Isso porque é preciso muita técnica e planejamento para lidar com os grandes canais de comunicação e usá-los para atingir a audiência certa. E essa equipe consegue fazer isso com grande eficiência. 

Entretanto, estes não são os únicos motivos pelos quais você precisa contratá-la. Confira abaixo outros benefícios de usufruir dos serviços de uma assessoria de imprensa! 

Gestão de crises 

Como sabemos que produzir um evento não é nada fácil, é de se esperar que pequenas crises e imprevistos apareçam ao longo deste percurso. E quando isso acontece, é necessário expertise para lidar com eles sem que todas as semanas, ou até meses, de planejamento da ação não sejam comprometidas. 

Por exemplo: quando é feito algum tipo de reclamação ou comentário negativo relacionado à marca promovente do evento, é papel da assessoria contornar essa situação de maneira sábia e estratégica para que a comunicação e o relacionamento com o público não sejam prejudicados 

Visibilidade do evento 

Outra vantagem que a assessoria de imprensa para eventos traz, é o aumento da visibilidade do evento. Isso porque essa equipe saberá o momento exato de promover a ação para que ela se destaque no mercado.

Muita propaganda atinge os espectadores diariamente. Saber se diferenciar delas e atrair a atenção da audiência é um trabalho que a assessoria consegue fazer muito bem. 

Além disso, fazer a promoção de um evento requer um cronograma bem estruturado e idealizado em pequenas etapas práticas a serem aplicadas desde muito antes do dia da ação. Quanto mais cedo a marca interagir com o público de maneira assertiva, maiores serão as chances de engajamento. 

Produção de releases

Parte do trabalho da assessoria de imprensa é produzir releases — comunicados para a imprensa, que objetivam informar, responder ou esclarecer quaisquer acontecimentos relacionados ao assessorado — para os principais veículos de comunicação. 

Esse material serve como base para entrevistas com jornalistas conceituados no segmento, coletivas, divulgação de notas editoriais, matérias elaboradas, campanhas de promoção do evento, etc.

A grande vantagem de fazer divulgação por meio da imprensa especializada no segmento do negócio, é a possibilidade de atingir um público massivo. Além do mais, as divulgações serão sempre desenvolvidas de forma espontânea, sem a forte imagem de propaganda, o que atrai muito mais o interesse da audiência.

Credibilidade e confiança 

Como dissemos inicialmente, o cuidado e preservação da imagem da empresa focada no evento é indispensável e crucial para o seu sucesso. Para isso, a maneira como ela se comunica com a audiência deve ser acompanhada de perto.

Nesse sentido, a assessoria fica responsável por identificar as melhores oportunidades de compartilhamento de informações, a linguagem adequada a ser usada e outros fatores que aumentarão a credibilidade da marca e a confiança dos clientes. 

Tais medidas influenciam na autoridade da empresa, o que estimula o interesse do público segmentado no evento e facilita o processo de fidelização.  

Bom, agora que você já entendeu a real importância de uma assessoria de imprensa para eventos, pode ir em busca da melhor equipe que cuidará para envolver e cativar o seu público-alvo com estratégias bem planejadas. Mas lembre-se que é indispensável que a assessoria escolhida entenda perfeitamente todo o conceito e o objetivo que envolve a sua ação. 

Caso você queira continuar tendo acesso a conteúdos exclusivos sobre o tema, assine a nossa newsletter para não perder nenhuma dica! 

Compartilhar: