Durante todo o processo que a realização de um evento envolve, é fundamental utilizar indicadores de performance para medir resultados e tomar decisões mais eficazes para o negócio.

Existem ferramentas próprias para medir o valor de um evento, o retorno deste investimento e determinar se foi um sucesso ou um fracasso. Com estes conceitos, ganha-se experiência e aprende-se a tomar melhores decisões em eventos futuros.

Neste post mostraremos qual a função das ferramentas ROI, ROO e ROR e vamos lhe ajudar a escolher o melhor indicador de performance para mensurar seus resultados. Confira!

ROI

ROI (em inglês, return on investment) afere os resultados financeiros de um evento. É uma medição quantitativa, ou seja, um cálculo matemático que expressa em porcentagem os resultados. Pode-se, genericamente, utilizar uma fórmula para obter os números: (arrecadação total – investimento) / investimento x 100.

Quanto maior for o número resultante desta fórmula, melhor está sendo o retorno financeiro do evento. Um resultado positivo atrai investidores porque significa ganho. Porém, um valor negativo deve preocupar os organizadores do evento, já que demonstra prejuízo.

ROO

Diferente do ROI, o ROO (em inglês, return on objectives) é uma análise qualitativa dos resultados do evento. Ele determina se os objetivos definidos ainda na fase de planejamento do evento foram atingidos de maneira satisfatória.  

Para tanto, é preciso que estejam claras as metas que deviam ser alcançadas com o evento. Uma forma de se medir o ROO é por meio de pesquisas de opinião direcionadas a todos os envolvidos após o evento. Este é o indicador recomendado caso o que se deseja avaliar não seja financeiro, mas o que é intangível.

ROR

O ROR (em inglês, return on relationships) é a mensuração do sucesso de um evento por meio de redes sociais e outras formas de comunicação. Este recurso explora a capacidade de disseminação de informações da internet.

Se bem aplicado, pode trazer visitantes e clientes em potencial para uma empresa ou uma marca. Embora não traga retorno financeiro imediatamente, pode garantir uma valorização no futuro.

Situações para uso dos indicadores de performance

Caso o que se queira apurar for retorno financeiro do evento, se os lucros foram superiores aos custos e se o orçamento foi respeitado, o melhor indicador é o ROI.

Porém, caso a intenção seja determinar se o evento atingiu objetivos específicos que foram definidos durante o processo de planejamento, não sendo ligados à área financeira, o indicador precisa ser o ROO.

Quando a intenção for medir o alcance do evento nos meios de comunicação, principalmente por meio das interações nas redes sociais, o melhor indicador é o ROR.

Percebeu a importância de investir na análise dos resultados por meio de indicadores de performance? Além disso, envolver toda a sua equipe desde o planejamento até a aferição dos resultados é fundamental para obter os melhores efeitos, que geram as melhores decisões para eventos futuros.

Gostou do texto? Então deixe um comentário no post e compartilhe com a gente a sua opinião e suas ideias sobre o assunto!

Deixe seu comentário