Graças aos avanços tecnológicos, muitas empresas têm reconhecido a importância de ficarem atentas às tendências que envolvem o entendimento do comportamento dos funcionários. Falando de maneira mais específica, as companhias têm percebido a latente necessidade de entender o que é People Analytics a fim de implementá-lo na instituição.

Isso porque é notável o crescimento exponencial que certas empresas têm experimentado após abandonar seus programas de gerenciamento tradicionais para abraçar uma nova estratégia que retém grandes talentos e contribui ativamente para o sucesso organizacional.

Se interessou pelo assunto? Então, continue acompanhando este post para compreender do que se trata essa tática e quais os benefícios que ela pode trazer para o seu negócio. Confira!

Entenda o conceito de People Analytics

De modo geral, o People Analytics consiste em um processo de coleta, organização e análise de dados sobre o comportamento dos funcionários que tem como objetivo ajudar nas tomadas de decisão da companhia.

Ao reconhecer que os colaboradores são recursos valiosos para a empresa, é fundamental entender o que os estimulam e os tornam mais engajados com a instituição.

Conheça os impactos dessa metodologia na gestão de empresas

Aumento do engajamento dos funcionários

Para aumentar o envolvimento dos funcionários com o negócio, é essencial entender o que os estimula a permanecer na companhia, quais são os seus desejos, suas expectativas em relação à carreira profissional, entre outros aspectos.

Com o People Analytics, coletar todos esses dados importantíssimos fica bem mais fácil. A partir daí os gestores poderão trabalhar para sanar as necessidades dos colaboradores, aumentando o engajamento de todos.

Contribui para a criação de um RH estratégico

Ao utilizar esse cruzamento de informações, o setor de recursos humanos — não somente, mas a empresa como um todo —, consegue tomar decisões de maneira mais estratégica, o que é fundamental para alavancar o crescimento da marca.

Para isso, é preciso promover mudanças culturais na organização para que os resultados esperados sejam alcançados.

Retenção de talentos

As companhias que conseguem compreender o que é People Analytics e implementá-lo em suas táticas de gestão de pessoas eficientemente conseguem reter mais talentos e, consequentemente, melhores resultados nos negócios.

Isso influencia tanto na qualidade dos serviços e produtos oferecidos como na consolidação da marca no mercado frente aos concorrentes.

Seleções mais inteligentes de funcionários

Os aspectos que envolvem a contratação de novos profissionais vão além de apenas um bom currículo. Deve-se analisar se aquele candidato tem o perfil adequado para fazer parte do time da companhia e se é capaz de internalizar seus valores.

É para isso que o People Analytics existe; com essa estratégia, o setor de RH consegue realizar contratações mais inteligentes para a instituição.

Acompanhamento da produtividade dos colaboradores

Como você pode perceber até agora, conseguir resultados positivos depende de vários fatores e a produtividade é um deles. A motivação, tempo de descanso e o ambiente de trabalho são fatores que contribuem para o aumento ou a queda na produtividade dos colaboradores.

Tendo isso em vista, o People Analytics consegue analisar esses dados para promover mudanças fundamentais, resultando em altos índices de desempenho.

Coletar e analisar dados dos colaboradores e da empresa como um todo ajuda os gestores a tomarem decisões mais assertivas em prol do desenvolvimento da organização. É por isso que você deve compreender o que é People Analytics e aplicá-lo em seu negócio.

Agora que você já conseguiu isso, confira este outro artigo para ampliar os seus conhecimentos sobre gestão de pessoas e impulsionar o crescimento da sua empresa!

Deixe seu comentário