Os eventos podem ser um grande aliado na hora de planejar a sua estratégia de endomarketing, também chamado de marketing interno. Com ela, é possível criar ações que aumentam a motivação dos funcionários ao mesmo tempo em que a rotatividade diminui e a produtividade cresce.

O marketing interno é utilizado para engajar os colaboradores, investindo na imagem da marca de dentro para fora. Em outras palavras, você consegue um ambiente de trabalho agradável ao valorizar seu cliente interno — e ambos saem ganhando!

No entanto, uma estratégia de endomarketing não nasce da noite para o dia: é preciso um planejamento que envolva, principalmente, as equipes de marketing e de Recursos Humanos de uma empresa.

Conhecendo bem seus colaboradores e levantando suas necessidades, é possível produzir eventos que tragam resultados surpreendentes! Portanto, inserir eventos nas ações de endomarketing é essencial para encantar o seu colaborador. Continue a leitura e descubra como fazer isso:

Promova treinamentos e capacitações

Investir em treinamento e capacitação desenvolve habilidades dos colaboradores. Palestras, workshops e outros momentos que promovam o aprendizado são sempre bem-vindos. Inclusive, os próprios colaboradores podem propor as reuniões, pois ouvir os funcionários é uma das premissas do endomarketing.

Já imaginou uma reunião do time enquanto todo mundo prepara o jantar? Isso é possível quando bem planejado e apoiado por especialistas. Essa é uma maneira eficaz de envolver a equipe, colocar novos desafios e melhorar o entrosamento.

Crie ações de integração das equipes

Algumas reuniões e eventos internos podem priorizar a integração entre os funcionários, aproximando também as lideranças. Um ambiente descontraído nesse tipo de encontro tende a aumentar o sentimento de confiança entre as pessoas.

Nesses momentos, também é possível identificar novos talentos e fazer mudanças necessárias nas equipes. Um colaborador, que poderia ser demitido por não ter se adaptado ao setor para o qual foi contratado, pode demonstrar bons conhecimentos de outro setor e eventualmente migrar para ele — e um encontro geral pode ser o momento ideal para identificá-lo.

Celebre as conquistas e os bons momentos

Você pode pensar em diferentes maneiras de premiar os colaboradores que se destacam no dia a dia da empresa. Desse modo, você mostra que está preocupado com seu desenvolvimento profissional e ainda incentiva os outros funcionários a seguirem o bom exemplo dos colegas.

Além disso, são mais do que válidas as pequenas comemorações, como festas para os aniversariantes do mês e cumprimento de metas, e também as tradicionais festas de fim de ano — ou seja, de encontros modestos a grandes eventos.

Não se esqueça de que tudo precisa estar muito bem planejado e dentro do calendário da empresa, pois assim você terá orçamento suficiente para fazer eventos inesquecíveis e que façam com que as pessoas desejem trabalhar na sua empresa.

Os eventos dentro da estratégia de endomarketing podem ser promovidos na própria sede da empresa — porém, é muito importante sair da rotina nesses momentos. Dessa maneira, procurar por espaços que ofereçam diferenciais e novas experiências faz com que o colaborador sinta-se mais acolhido e valorizado.

É fato que a estratégia de endomarketing tem impacto direto na cultura interna das empresas. Para saber mais, confira neste e-book como inovar e melhorar o clima organizacional!

Deixe seu comentário