Você que trabalha com produção de eventos, certamente, sabe o valor de um briefing bem elaborado. Esse documento é essencial para que a sua equipe esteja alinhada aos processos e motivada a concluir todas as etapas estabelecidas durante a fase de planejamento.

Para entender mais sobre a sua importância, quais informações são indispensáveis e como melhorar a experiência do seu evento corporativo, continue a leitura deste post.

O que é um briefing?

O briefing é a união das informações relevantes para o desenvolvimento de um projeto. Ele se aplica nos mais variados tipos de negócio, inclusive, na produção de eventos. A partir dele, é possível elaborar o roteiro das ações que deverão ser executadas para que toda a programação ocorra normalmente e as expectativas sejam atendidas.

Como construir um briefing para a produção de eventos?

Na maior parte das vezes, o briefing serve para orientar profissionais que não estão diretamente envolvidos no planejamento e, por isso, podem falhar durante a execução. Portanto, é fundamental construir um documento amplo e de fácil leitura. Para isso, conheça algumas informações que não podem faltar.

Objetivos

Sem qualquer especificação do que se pretende alcançar, é praticamente impossível metrificar os resultados. Sendo assim, é preciso descrever quais diretrizes devem ser cumpridas. Em parceria com o time de planejamento, estabeleça se a meta é vender mais, duplicar os lucros, atingir um novo público ou qualquer que seja o rumo das suas ações.

Público-alvo

Para quem o evento está sendo feito? Esse é um questionamento fundamental para a produção de eventos. A partir das características e peculiaridades desse público, fica mais fácil entender as suas preferências, os seus anseios e quais diferenciais você oferecerá. Por meio dessas referências, as chances da sua comunicação ser mais efetiva são ainda maiores.

Informações gerais

Nesta etapa, é necessário inserir alguns dados importantes e que não foram abordados anteriormente. Portanto, explique o local em que o evento será realizado, informe a duração das atividades, apresente os patrocinadores e forneça o endereço do site e das mídias sociais. Se entender que algum outro dado precisa constar, não hesite em acrescentá-lo.

Cronograma

O tempo é um aliado indispensável para evitar falhas e contornar possíveis imprevistos. Por isso, visualizar todos os estágios de um projeto por meio do cronograma é um passo muito importante para o seu evento. Além de distribuir melhor as funções e figurar com clareza todos os processos, é possível agir com antecedência para que haja tempo suficiente de executar todas as tarefas, ou se necessário, mudá-las completamente.

Seja para o treinamento de funcionários, o lançamento de produto ou o encontro de gestores, a alternativa mais eficaz para a produção de eventos de negócio em um mercado tão concorrido é a diferenciação. Por intermédio desses encontros, é factível gerar novas oportunidades e oferecer uma experiência especial aos seus convidados.

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