Você já ouviu falar sobre a transformação digital? Sabe o impacto dela para o marketing? Esse é um termo que vem há alguns anos exigindo uma atenção especial das empresas que querem continuar funcionando na Era Digital.

Não se pode mais fugir da realidade tecnológica e da sua rápida transformação nos modos de pensar o meio organizacional, por isso, todos precisam se adaptar a essa tendência.

De um modo geral, a transformação digital é o uso da tecnologia para melhorar resultados. Assim, por conta do seu impacto na sociedade como um todo, esse conceito pode causar confusão e ganhar várias definições errôneas ou superficiais.

Algumas instituições acreditam que estar presente nas redes sociais, por exemplo, é suficiente para sobreviver neste novo tempo, porém, vai muito além disso, como veremos no decorrer deste post. Então, continue a leitura para saber mais!

O que é transformação digital?

É um grande desafio para as organizações que surgiram antes da internet, contudo, não é algo impossível — e nunca é demais reforçar: indispensável. Aplicar o conceito de transformação digital até mesmo nas mais tradicionais das empresas é uma mudança necessária para a sobrevivência no mercado.

Uma mudança estrutural que vai além da ideia de marcar presença no Facebook ou ter um blog corporativo. Esse conceito preza pelo papel essencial da tecnologia que, por sua vez, passa a ter um papel central e estratégico nas empresas.

Estamos falando de, literalmente, digitalizar a sociedade. Vivemos tempos de mudança de padrões e quebras de barreiras. Antes da internet levariam anos e anos para uma transformação acontecer, enquanto isso, na Era Digital passamos por uma jornada de atualização contínua.

Qual o impacto da transformação digital no marketing?

No meio empresarial, a tecnologia deu voz aos clientes, nivelou a concorrência e todos os negócios, de uma forma ou de outra, estão sendo afetados pela transformação digital. Exemplo é o que aconteceu com o varejo tradicional, que vem perdendo espaço (cada vez mais) para o e-commerce.

Estamos no século XXI, e o consumidor espera mais que simplesmente levar um produto para casa — ou recebê-lo depois de uma compra online. Ele quer interagir com a marca, quer se sentir importante para ela, seja em um post interessante nas redes sociais, seja no contato mais próximo em um evento inovador com base no marketing de experiência.

O cliente, assim como a tecnologia, está no centro das estratégias de uma organização. A experiência tem papel importantíssimo nisso tudo, pois ele não espera uma simples interação com a marca, mas uma personalização do tratamento com ele.

Nesse sentido, entender o cliente é o primeiro passo para retomar o controle das consequências (boas) da transformação digital. O analytics é uma estratégia de marketing que apresenta uma solução rápida, cruzando dados, identificando tendências e oferecendo informações expressivas sobre o consumidor ideal de um negócio.

Como agregar a transformação digital em eventos?

Em eventos corporativos, a transformação digital agregada à cultura da empresa, valoriza a experiência. Indo além do envio de convites por e-mail, da divulgação de eventos no Facebook, do pagamento de taxas online, a tecnologia proporciona o encantamento e, consequentemente, a aproximação.

Com a inteligência artificial, por exemplo, a reprogramação, caso necessária, é instantânea e os participantes podem ser informados no mesmo momento, por meio de aplicativos.

Do pendrive, salvamos nossos arquivos na nuvem e não corremos o risco de esquecer uma apresentação importante. Os drones estão por toda parte, um evento pode ser transmitido ao vivo no YouTube, a solução para um problema pode ser encontrada com apenas um clique.

Os gestores de eventos precisam ficar atentos às tendências tecnológicas para garantir vantagem competitiva e atender melhor seus clientes. É para isso que a transformação digital chegou e veio para ficar!

Agora que você sabe como a transformação digital revolucionou não apenas o marketing, mas a sociedade como um todo, assine nossa newsletter e fique por dentro de outras novidades do meio organizacional.

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