Entenda o que é marketing de relacionamento e como fazê-lo

27 de Março de 2018

Conquistar um cliente é a parte menos complicada das técnicas de marketing de uma empresa. Mantê-lo engajado e interessado nos produtos que seu empreendimento fornece é que é o verdadeiro desafio. Para conseguir isso, é necessário um conjunto de estratégias voltadas para o consumidor, chamadas de marketing de relacionamento. 

Entender do que essa técnica se trata, os motivos pelos quais o seu negócio deve apostar nela e como colocá-la em prática durante os seus eventos corporativos são os principais tópicos que você verá neste artigo. Continue acompanhando e confira! 

O que é marketing de relacionamento? 

Para sair na frente da concorrência, que oferece os mesmos produtos a preços equivalentes, é preciso se fazer marcante na lembrança do público, a fim de criar uma boa reputação alavancar o seu negócio. É aqui que essa estratégia se encaixa: ela consiste em ações elaboradas para alcançar o objetivo de manter o cliente próximo. 

Mas antes de colocar essa tática em prática, é necessário conhecer muito bem o perfil dos seus consumidores, como seus anseios e suas preferências. A partir daí, que um planejamento eficiente poderá ser construído. 

Depois de identificados os clientes mais ativos do seu empreendimento, essa estratégia faz com que essa relação seja mais duradora, por meio de um acompanhamento personalizado e diferenciado. 

Qual a vantagem de investir nessa estratégia? 

Além de diminuir custos na organização dos processos de fidelização dos clientes, o marketing de relacionamento traz muitos outros benefícios para a empresa, como por exemplo: receber feedbacks constantes sobre o desempenho do seu negócio, incentivando a correção de erros, e o melhoramento dos serviços que resultarão no aumento do seu valor no mercado. 

Outra vantagem é que essa estratégia estimulará os seus clientes a promoverem os seus serviços e produtos por meio do “marketing boca a boca”, atraindo novos consumidores para a sua marca. Dessa forma, o impacto e o alcance do seu negócio no mercado aumentarão, consideravelmente. 

Como usar os eventos corporativos para implementá-lo na empresa? 

Essa estratégia pode ser aplicada em diversos segmentos do empreendimento, inclusive, durante os eventos empresariais. Manter o contato pessoal com o público fará toda a diferença durante essas ocasiões. 

Atendimento de qualidade 

Trabalhar para que os seus consumidores sejam bem recebidos durante o evento é indispensável para conseguir o sucesso dessa estratégia. Como já foi dito mais acima, a essência dessa técnica é manter a proximidade e o interesse do cliente. E para isso, nada melhor do que mostrar a ele que os seus serviços estão sempre disponíveis para ajudá-lo quando necessário.

Lembranças ao fim do evento 

Montar um pequeno kit com lembrancinhas para serem distribuídas aos convidados no final do evento é uma ideia simples, mas que gerará altos impactos na sua estratégia.

Um grande acontecimento corporativo será lembrado, sim, pelos participantes. Mas garantir elementos que reforcem a presença do seu negócio fará com que os consumidores se mantenham interessados na sua marca por muito mais tempo.

Os presentinhos serão uma forma de o seu público recordar o sucesso do seu evento, incentivando um número maior de resultados positivos. 

Interações nas redes sociais da marca 

Para que as técnicas sejam bem-sucedidas no seu evento, a comunicação presencial é fundamental. Contudo, ela sozinha não conseguirá fazer todo o trabalho que foi planejado

Por isso, procure manter o relacionamento constante com o público por meio das redes sociais da sua marca. Divulgue o seu evento regularmente, publique conteúdos relacionados ao evento para que os consumidores continuem conectados com o seu negócio. 

Também é importante alimentar esse contato após o evento corporativo. Responda os e-mails, os comentários e as ligações feitas pelos clientes. Considere os retornos positivos e melhore os pontos destacados nos negativos. Todas essas medidas ajudarão a melhorar o engajamento do público. 

São esses e mais itens que fazem do marketing de relacionamento uma estratégia excelente para que a sua empresa mantenha os consumidores mais próximos. E com uma boa análise do perfil do público-alvo aliado às ferramentas corretas para a manutenção das campanhas, seus lucros só tendem a aumentar.

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