Para as instituições que almejam a expansão dos negócios e a consolidação da sua marca, a produtividade passou a ser uma necessidade básica diante de um mercado cada vez mais competitivo. Entretanto, montar uma campanha de incentivo eficiente para motivar suas equipes têm sido um dos principais desafios enfrentados pelas empresas.

Implementar ações que estimulam o engajamento e o senso de pertencimento da equipe e potencializam o capital criativo e intelectual dos grupos de trabalho é fundamental para aumentar o rendimento qualificado. Em vista disso, listamos abaixo algumas medidas que facilitarão a criação de um planejamento de campanha. Acompanhe!

Elaboração de objetivos

Identificar os macro-objetivos da empresa é o primeiro passo. Sejam eles qualitativos, sejam eles quantitativos, repasse-os para a equipe de forma que todos compreendam os propósitos delineados. Assim, os resultados serão conquistados mais rápido e erros de interpretação serão evitados.

Os processos, dificuldades e gargalos que merecem um monitoramento mais assíduo deverão ser identificados pelos líderes dos grupos. Após reconhecê-los, considere a possibilidade de explorar outros nichos, aumentar a concorrência, assumir novas demandas ou projetos, entre outras medidas para melhorar o andamento da estratégia.

Motivação dos funcionários

A motivação dos colaboradores é diretamente influenciada por uma campanha de incentivo, resultando também na atração e na retenção de talentos. O gerenciamento das equipes de alto desempenho e até a contratação de novos profissionais dependem majoritariamente de um programa bem desenvolvido.

Os colaboradores incentivados por essas campanhas se dedicam mais ao projeto, principalmente quando há a possibilidade de conquistar novas posições e a oportunidade de ascender dentro da companhia.

Fixação de metas individuais

Os limites de experiências, idade e atuação dos funcionários devem ser levados em conta no momento de estipular as metas individuais. Além disso, a supervisão dos trabalhos deve ser facilitada por meio de indicadores inteligentes e métricas claras.

Do mesmo modo, as metas coletivas não podem ser deixadas de lado, tendo como foco a colaboração, a integração da equipe e a complementariedade. Assim, a empresa continua focada na melhoria dos resultados.

Essas medidas reforçam o engajamento, a cooperação, os relacionamentos produtivos, a automotivação e a autoconfiança, bem como contribuem para o desenvolvimento de outras competências dos colaboradores.

Determinação de recompensas

O perfil dos colaboradores e suas experiências prévias também devem ser considerados durante a escolha de recompensas. Analisar as tendências atuais, os valores corporativos e os exemplos de outras empresas ajuda a aplicar esse método assertivamente.

A recompensas pontuais também são boas maneiras de premiar a equipe. Presentes, brindes, bônus ou até novas experiências, como eventos gastronômicos, esportivos ou culturais, podem ser usados como gratificação. O vínculo do funcionário com a empresa é fortalecido por meio desse sistema bastante efetivo.

Uma série de vantagens competitivas é trazida para o negócio com a implementação de uma campanha de incentivo. No entanto, para que as estratégias de indução sejam eficientes, é preciso alinhar os objetivos da empresa às expectativas dos colaboradores. Assim, um bom planejamento poderá ser executado.

Agora que você aprendeu como manter sua equipe engajada e produtiva para aumentar os resultados positivos da empresa, curta nossa página no Facebook e continue de olho na Experience Lounge!

Deixe seu comentário