Uma das ações que mais preocupa os profissionais responsáveis pelo treinamento de funcionários na empresa é a busca por métodos e ferramentas que atraiam e engajem cada vez mais seus colaboradores.

A importância da adaptação às mudanças e da necessidade primordial de acompanhar de perto as inovações vem sendo a pauta principal de empresas que buscam tornar seus negócios competitivos nesse cenário.

As alternativas para promover treinamentos para um dos principais ativos de uma organização — o colaborador — precisam ser repensadas, considerando fatores como a ampliação da comunicação, o atendimento de diferentes necessidades em um só lugar e, é claro, a oportunidade de crescimento do funcionário e da empresa.

Para você promover o treinamento de funcionários na empresa, separamos algumas dicas focadas, ao mesmo tempo, no aperfeiçoamento de habilidades, desenvolvimento de competências e na melhoraria da qualidade de vida pessoal e profissional do colaborador, além do aumento na produtividade. 

1. Gamificação do treinamento de funcionários na empresa

Quando adolescentes e jovens, crescemos vendo nossos jogos favoritos migrarem dos tabuleiros para os videogames e, depois, para computadores e celulares. O estímulo à competição saudável ganhou espaço nas empresas, que utilizam a lógica da evolução e aprendizado nas suas estratégias de treinamento de pessoal.

Os simuladores e jogos online, juntamente com a criação de metas e desafios, que vão se renovando a cada etapa vencida, aumentam a motivação e o engajamento. Além das premiações que, como um bônus por desempenho, podem destacar em rankings os melhores funcionários, por exemplo.

2. Webinar para ensinar e aprender

As mídias digitais proporcionam mais que a interação entre pessoas de diferentes lugares; elas também podem ser usadas pelas empresas para o aperfeiçoamento profissional, com palestras memoráveis, cursos etc. Para isso, o webinar aparece como uma alternativa para ensinar e aprender com vídeos focados no treinamento de funcionários na empresa.

Os vídeos na web podem ser gravados ou transmitidos ao vivo, possibilitando a interação dos participantes. Além disso, o alcance é alto porque os colaboradores podem assistir de diferentes locais e quando quiserem, já que os vídeos ficam arquivados.

3. Design Thinking nas dinâmicas de grupo

O design thinking é uma abordagem colaborativa e criativa para solucionar problemas cotidianos. Inovando na forma de pensar, pode ser aplicada no treinamento de funcionários na empresa, com o objetivo de incentivar os colaboradores a enxergarem novos caminhos pela perspectiva do consumidor no mundo real.

Assim como as organizações, essa abordagem gira em torno das pessoas e de seus relacionamentos interpessoais. Portanto, pode ser aplicada em atividades em grupo, por exemplo, em que todos devem priorizar por informações pautadas na realidade da empresa.

4. Eventos de experiência para aplicar a teoria na prática

Os eventos de experiência permitem que a teoria seja aplicada em práticas divertidas, sem a monotonia do ambiente tradicional corporativa, porém, com muito aprendizado. Essa é uma maneira eficaz de desenvolver o profissional com experiências fora do cotidiano.

É possível um treinamento focado em resultados, em planejamento e no trabalho em equipe cozinhando, por exemplo. A capacitação diferenciada dos eventos de experiência é criativa, pois pensa na abordagem de competências dentro da realidade profissional e pessoal de cada colaborador.  

Os treinamentos tradicionais perdem espaço para ideias inovadoras. Ninguém quer mais ficar por horas em uma cadeira ouvindo propostas sem poder interagir. Estamos na era da informação; dessa forma, algo que, antigamente, demoraríamos dias de pesquisa para saber, hoje, descobrimos em questão de minutos.

A inovação já foi vista como complexa e cara por muitos empresários, um pensamento do qual, como vimos, mudou de acordo com que os avanços tecnológicos tomavam espaço na mentalidade corporativa.

Para tornar um negócio competitivo no mercado atual, a experimentação aliada às tecnologias está reinventando o modo de pensar os programas de treinamento de funcionários na empresa. Daí a importância de promover treinamentos em espaços que ofereçam diferenciais e novas experiências.

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