Podemos afirmar que o desejo da maioria dos gestores para com sua equipe é que ela tenha iniciativa e ofereça soluções criativas rápidas e eficazes no trabalho. E é totalmente possível atingir esse ideal, aplicando o empowerment nas empresas; um conceito simples e que traz ótimos resultados na cultura organizacional de qualquer instituição.

Em suma, o empowerment consiste na descentralização de tarefas, estimulando o empoderamento dos colaboradores. Ao incentivar a autonomia dos funcionários, a participação na gestão e tomadas de decisão na empresa, a produtividade e a qualidade do trabalho tende a aumentar consideravelmente.

Continue acompanhando este post para entender os maiores benefícios desse conceito de gestão, além e aprender a aplicá-lo em seu negócio. Confira!

Benefícios do empowerment

Delegar poderes aos colaboradores é uma maneira de incentivá-los a se envolverem nos processos e tomadas de decisão da corporação, o que estimula o engajamento com a empresa.

Em retorno, os funcionários passam a buscar soluções eficazes para melhorar os rumos da instituição. Isso acontece porque eles se sentem valorizados, e se veem contribuindo para o crescimento do negócio.

A satisfação em fazer parte do time da empresa é mais um benefício. Ao desenvolver a liderança dos colaboradores, o número de rotatividade diminui ao passo que a retenção de talentos aumenta.

Quando os funcionários percebem que podem desenvolver suas tarefas com mais autonomia, o sentimento de acolhimento e realização profissional é inevitável.

Para o negócio, isso representa maiores chances de se destacar no mercado. Com os funcionários livres para propor inovações nos métodos de trabalho, a marca ganha mais competitividade e destaque frente à concorrência.

Como aplicar o empowerment

Essa forma de gestão se baseia em 4 princípios: poder, motivação, desenvolvimento e liderança.

A motivação serve para reconhecer o bom trabalho da equipe; o desenvolvimento propõe a capacitação contínua dos colaboradores e a liderança consiste na descentralização das decisões. Para colocar esse método em prática, preste atenção nas orientações a seguir:

Incentive a opinião da equipe

Saber escutar as sugestões dos funcionários faz parte da implementação do empowerment nas empresas. Um gestor que condena qualquer ideia, mesmo sem testá-la, está prejudicando o crescimento do próprio negócio.

É importante permitir que os colaboradores compartilhem suas opiniões e se sintam confortáveis em trazer novas soluções. Portanto, crie um ambiente que, além de prezar pelo sucesso, sabe reconhecer as falhas como oportunidades de desenvolvimento.

Melhore a comunicação organizacional

O conhecido modelo de comunicação hierárquico — que corre de cima para baixo — já se tornou obsoleto. Você, como gestor, pode ter mais experiência de mercado, mas precisa saber dialogar com os seus colaboradores.

Então, procure estabelecer uma comunicação clara e objetiva no ambiente de trabalho. Esteja a aberto às novas sugestões e deixe seus funcionários a par do que acontece na empresa.

Reconheça o trabalho dos colaboradores

Como dissemos mais acima, reconhecer o trabalho da equipe é um dos pilares do modelo empowerment de gestão.

O reconhecimento de um funcionário não se resume ao quanto ele ganha como salário. Os maiores talentos das empresas fazem questão de que a estabilidade financeira ande lado a lado com a realização profissional. Portanto, valorize o trabalho competente de cada bom funcionário.

Até aqui, você pôde perceber a importância que tem o empowerment nas empresas. Esse novo modelo de gestão tem se tornado, cada vez mais, parte da cultura organizacional de muitas corporações. Afinal, como vimos, são grandes os benefícios para o negócio. Entretanto, se trata de um método que causa muito impacto na instituição, por isso, o recomendado é que as mudanças sejam feitas gradualmente, para que os resultados positivos sejam obtidos.

E agora que você já aprendeu o que é o modelo empowerment de gestão e como aplicá-lo em sua empresa, compartilhe este post em suas redes sociais e mostre aos seus seguidores que você está por dentro do assunto!

Deixe seu comentário