Sabe-se que, para qualquer empreendimento, investir em uma experiência única para o público da ação corporativa é fundamental. Mas, um fator que a muitos acabam esquecendo é que o endomarketing em eventos também se faz necessário, a fim de envolver e engajar os colaboradores da companhia.

Apostar em eventos voltados para o público interno da empresa é uma tática que merece tanta atenção quanto as estratégias de engajamento do público externo. É com uma equipe satisfeita com o ambiente de trabalho e que “veste a camisa” do negócio que as técnicas de atração da audiência serão efetivas.

Motivos para trabalhar o endomarketing

São os colaboradores quem mais possuem contato com os clientes e processos diários da empresa. É por isso que a importância dessa estratégia gira em torno deles. Essas são as pessoas mais capacitadas para influenciar positivamente os possíveis consumidores da marca, assim, nada mais lógico do que investir no bem-estar deles dentro da organização e ressaltar isso durante o evento empresarial.

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Principais técnicas

Na hora de engajar seus colaboradores, a comunicação deve ser a ferramenta mais trabalhada dentro do negócio e do acontecimento corporativo. O tipo do relacionamento que a empresa mantém com seus funcionários influencia diretamente na percepção que eles possuem da corporação. Por essa razão, a imagem projetada para a equipe deve ser bem elaborada para que seja bem recebida.

Com base nisso, reunimos aqui algumas estratégias de endomarketing para que você incorpore nos eventos institucionais de sua empresa. Tais técnicas podem transformar seus colaboradores em fiés defensores da marca. Confira!

Incentivar o bom humor

Criar um ambiente bem-humorado é essencial para estimular positivamente a equipe. E o evento corporativo é a oportunidade perfeita para reforçar essa atmosfera. Um clima estressante e ríspido diminui o comprometimento dos funcionários para com a empresa.

Manter o ar descontraído e otimista estimula a criatividade e o empenho dos colaboradores. Quanto mais empenhados eles forem, mais resultados positivos serão alcançados no fim do dia.

Reconhecer os colaboradores

Outra técnica de endomarketing em eventos é realizar uma ação reconhecendo as qualidades e o bom trabalho dos colaboradores. Não só de bons salários se constrói a motivação dos funcionários. Eles também precisam saber que seus esforços são apreciados e que o crescimento na empresa é incentivado.

Dessa maneira, agradeça e elogie sua equipe frequentemente, além de destacar periodicamente o bom desempenho de cada uma das pessoas que a compõem. Seus colaboradores se sentirão motivados e desenvolverão um maior respeito pela empresa.

Dar feedbacks e respostas

É de conhecimento geral a necessidade de dar feedbacks e responder os comentários de forma clara e objetiva. Porém, também é importante lembrar que esses retornos precisam ser feitos de forma rápida e com argumentos plausíveis e construtivos. Ao não obter as respostas esperadas para seus questionamentos, os colaboradores se sentem negligenciados e frustrados.

Uma boa oportunidade para colocar o hábito de conversar com os seus funcionários em prática é durante o evento empresarial. Esse é um ambiente em que você poderá falar pessoalmente com a maioria dos funcionários para dar a eles um feedback adequado.

Oferecer presentes e recompensas

Mimos e bonificações são excelentes formas de aplicar o marketing interno durante o evento de seu negócio. Essas são ferramentas poderosas para manter o funcionário engajado com a empresa e estimular seu crescimento profissional.
Além disso, a premiação iminente estimula o compartilhamento de ideias e sugestões, que normalmente não seriam expostas de forma livre. Saber que serão beneficiados ao mostrar suas opiniões incentiva os colaboradores a serem mais participativos dentro da companhia.

Mais vantagens

Uma estratégia de endomarketing bem trabalhada e aplicada durante o evento traz uma série de vantagens para a instituição. Ela promove a satisfação dos colaboradores, melhora o clima organizacional e faz com que eles entendam as táticas da corporação. Assim, eles passam a compreender melhor seus papéis dentro da organização, influenciando nos resultados da empresa.

Depois de ler este artigo, você já deve ter entendido a importância de se aplicar o endomaketing em eventos corporativos. Mas, se ainda quiser aprender mais sobre o assunto, não deixe de conferir o texto marketing de experiência: entenda o que é e qual a sua importância.

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