como fazer networking em eventos

Criar laços profissionais — seja no ambiente de trabalho, seja em reuniões de negócios — é fundamental, uma vez que ajuda a trilhar uma carreira brilhante. É nesse sentido que surge a importância de apostar no networking. Contudo, a principal dúvida é: como fazer networking em eventos? Afinal, nem todos têm a habilidade de se comunicar com maestria, certo?

Para tirar de letra essa missão, apresentamos 4 dicas que vão facilitar o networking, ajudando-o a construir bons relacionamentos no mundo corporativo. Gostou da premissa? Continue, então, a leitura!

1. Desenvolva conversas coerentes

Sabe aquelas pessoas que na hora do nervosismo falam coisas sem nexo? Pois, então, não seja esse tipo de profissional. Para não ter erro, aposte em assuntos que você domina e que sejam pertinentes ao evento. Claro que podem surgir assuntos pessoais, mas evite focar em episódios embaraçosos. Lembre-se que, normalmente, é a primeira impressão que fica.

Além do mais, tenha cuidado quando for abordar alguém. Para iniciar um diálogo, seja simpático e certifique-se de que a outra pessoa esteja interessada em bater um papo. Se perceber uma resposta muito superficial ou até curta demais, talvez seja ideal encerrar a conversa. Não existe um segredo aqui — apenas tenha certeza de que existe receptividade.

2. Pesquise sobre o evento

Nada melhor do que uma boa pesquisa para obter sucesso no networking. Verifique, nesse sentido, qual o público-alvo do evento de negócios, além de procurar informações sobre os palestrantes e também sobre os temas que serão abordados nos simpósios. Assim, você estará preparado para desenvolver uma conversa atrativa.

Mas, não pare por aí. Também esteja antenado sobre os últimos acontecimentos da atualidade. Afinal, é natural bater um papo também sobre assuntos do cotidiano e até de banalidades.

3. Evite o uso excessivo de celular

Não há dúvidas que os aparatos tecnológicos revolucionaram a comunicação em geral. Os aplicativos de conversa instantânea, no estilo WhatsApp, por exemplo, contribuem para uma comunicação efetiva e ágil. Porém, quando utilizada inadequadamente, a tecnologia pode ser um verdadeiro tiro no pé. O motivo? Os usuários deixam de focar na realidade e vivem em um mundo paralelo, ou melhor, em um universo virtual.

Assim, em vez de promover diálogos proveitosos pessoalmente, as pessoas se concentram nas telas dos aparelhos eletrônicos e perdem oportunidades valiosas. Por isso, evite o uso demasiado do telefone nos eventos, pois eles podem atrapalhar — e muito — a desenvolver um bom networking.

4. Entre em contato após o evento

Não pense duas vezes para solicitar o cartão dos convidados, lembrando depois de entrar em contato com a pessoa — seja por e-mail, seja por telefone. O importante é demonstrar que você tem interesse em manter o relacionamento profissional, buscando expandir os horizontes. Tenha sempre em mente que esses contatos apresentam-se como uma excelente oportunidade de se manter atualizado, trocando experiências e novidades sobre a sua área de atuação.

Fato é que não existe uma fórmula mágica que responda à questão: “como fazer networking em eventos?”. Porém, ao colocar em prática essas ações, usando sempre o bom senso e sendo carismático, com certeza você conseguirá construir relacionamentos profissionais promissores.

Gostou do conteúdo e quer conhecer algumas opções de locais para realizar um evento corporativo inesquecível? Então, entre em contato conosco. Será uma satisfação atendê-lo!

Deixe seu comentário