Inseridos no calendário anual de muitas companhias, os eventos corporativos são ideais para aplicar as estratégias elaboradas pela instituição. Este tipo de ação varia de acordo com a sua finalidade, seja para estreitar o relacionamento com os consumidores, lançar determinado produto ou serviço, ou até mesmo para auxiliar algum tipo de campanha de marketing, por exemplo.

Por isso, é essencial conhecer cada um deles para colocar em prática as táticas mais adequadas. Pensando nisso, montamos uma lista com alguns exemplos de reuniões empresariais. Acompanhe!

Congresso

Esse é o tipo de evento mais conhecido e realizado pelas empresas. O seu objetivo envolve debater assuntos de um determinado segmento do negócio. Um congresso é, geralmente, restrito aos profissionais da mesma área de atuação da organização e costuma ser executado por meio de várias sessões de trabalhos como painéis, conferências entre outros.

Simpósio

Com reuniões executadas por especialistas renomados, liderados por um moderador responsável por explicar o tópico de cada tema abordado, o simpósio se assemelha a uma mesa-redonda. A única diferença entre eles é que, no fim do evento, os palestrantes não debatem os temas entre si, mas com o público presente.

Workshop

Normalmente realizado com grupos de pessoas, o workshop é um dos tipos de eventos corporativos que tem como meta treinar o público ou os colaboradores em uma determinada função. A aprendizagem pode ser abordada tanto de maneira teórica quanto de foma prática.

Independentemente do estilo de treinamento, todos eles estimulam a interação entre os participantes, contribuindo para que os envolvidos tenham um ótimo desempenho e levem da ação uma bagagem de conhecimento.

Palestra

Apesar de ser mais conhecido no meio acadêmico, as palestras também fazem parte dos estilos e eventos empresariais. Nelas, são apresentadas informações e novos assuntos ao público, por meio de um especialista da área, que fala sobre o tema escolhido a partir da sua perspectiva profissional.

Ao fim da palestra, é reservado um período para que a plateia faça perguntas pertinentes ao assunto abordado. Isso é feito para que um maior entendimento sobre o que foi dito seja alcançado e novas ideias sejam expostas no acontecimento.

Fórum

Geralmente realizada com um expressivo número de pessoas, a principal característica do fórum é a participação ativa da platéia. Nesse evento, a participação de quem deseja expressar um ponto de vista sobre o tema determinado é organizado por um moderador.

Dessa maneira, o debate livre ocorre de forma mais ordenada, permitindo que as conclusões, ideias e comentários do público se apresentem claramente. Assim, a empresa pode considerar os pensamentos expostos e tomar melhores decisões.

Neste artigo, você conheceu apenas alguns dos tipos de eventos corporativos existentes, pois a lista desses estilos é bem extensa. Ao organizar uma ação empresarial, é preciso definir muito bem as metas da companhia para que a reunião institucional seja bem sucedida e satisfatória para o público, patrocinadores e empresa organizadora.

Gostou das dicas? Agora que você conheceu os principais tipos de ações empresariais, assine a nossa newsletter para receber outros conteúdos importantes como este!

Deixe seu comentário