Geralmente, a premiação de funcionários é oferecida como reconhecimento pelo rendimento satisfatório. Bem-vista, essa prática faz com que todos saiam ganhando: a empresa, com uma equipe mais produtiva e proativa, e os profissionais, se sentindo mais motivados.

Alguns benefícios são padronizados, como vale-transporte, vale-cultura e vale-alimentação, sendo até mesmo obrigatórios em determinados casos. Contudo, outros tipos de vantagens agregam humanidade à companhia, aproximando os colaboradores.

No post de hoje, o assunto é exatamente esse. Explicaremos algumas ideias de premiações que, se bem aplicadas, fazem a diferença em um negócio. Confira!

1. Pequenas festas

Quem não gosta de sentar, relaxar e conversar com os amigos depois de um dia produtivo de trabalho? Uma maneira de relacionar todas essas coisas com o cotidiano é oferecer aos funcionários pequenas festas de comemorações, que podem inclusive ser temáticas.

Dessa forma, elas se ligam às metas de vendas ou de produtividade, assim como aos aniversariantes do mês, por exemplo. Independentemente do motivo, o mais importante é criar um clima organizacional positivo e estimulante.

2. Bonificação em dinheiro

Existem pessoas que acreditam que estão sendo reconhecidas apenas quando sua conta bancária cresce no fim do mês. Por isso, premiações em dinheiro são ótimos motivadores para elas.

Além do mais, outras opções também motivam quem prefere ver o retorno de seu trabalho no bolso, como a participação nos lucros ou a oferta de ações na empresa.

3. Jantares exclusivos

Lembramos que nem tudo é dinheiro! Uma noite em um restaurante de um chef renomado pode ser mais valioso do que você pensa. Nem sempre as pessoas querem gastar seu salário com jantares caros, enquanto isso, a vontade de participar de um fica ali, guardada em uma “caixinha de desejos”.

Além disso, também é possível levar o chef até a empresa e fazer daquela reunião corporativa cansativa um momento descontraído e motivador!

4. Viagens especiais

Algumas empresas programam viagens especiais reunindo os melhores colaboradores em uma época do ano, ou seja, aqueles que se destacaram e cumpriram as metas definidas para tal.

Entretanto, há ainda a possibilidade de gratificar por meio de um passeio em cidades turísticas ou até mesmo para fora do país, com direito a um acompanhante de fora da empresa, por exemplo.

5. Curso de idioma ou profissionalizante

Assim como as dicas que ficam na “caixinha de desejos”, os cursos, sejam profissionalizantes, sejam de idiomas, vão sendo adiados por falta de tempo ou de interesse na evolução.

Essa é uma premiação que agrega valor para o funcionário e para a organização. Investir no conhecimento e no aperfeiçoamento é uma maneira de apostar em melhorias que retornarão à própria empresa, além de motivar o crescimento profissional.

Dentro de uma empresa, algumas estratégias podem ser mais eficientes do que outras. Diante disso, é preciso conhecer bem os colaboradores e identificar o que realmente os motiva. Também esclareça seu objetivo ao premiá-los e trace uma meta como base para colaboradores atingirem ou superarem caso queiram ser gratificados.

A premiação de funcionários é um excelente ponto incentivador para que os objetivos corporativos sejam atingidos. Todos querem ser reconhecidos de alguma forma. Portanto, não abra mão de demonstrar sua gratidão por meio de bonificações inovadoras e, realmente, motivadoras.

Gostou das nossas dicas para motivar seus funcionários com premiações diferenciadas? Agora, conheça outras maneiras de fazer campanhas de incentivo na sua empresa!

Deixe seu comentário