As relações entre empresas e seu público sempre estiveram entre os principais fatores para se obter bons resultados nos negócios. O que antes era feito de forma complexa, agora é facilitado pelos meios digitais.

Mas não dá para fazer de qualquer jeito, não é mesmo? E, é aí que está a importância de se entender como gerar engajamento para garantir o sucesso da sua marca nas redes sociais.

Apenas estar presente no Facebook, Instagram e em outras redes sociais não garantem o engajamento das pessoas com a sua marca. O engajamento é a interação da empresa com o público, por isso, uma boa gestão das suas mídias digitais é essencial.

Não é atoa que as empresas que sabem utilizar essa ferramenta de comunicação acabam se destacando entre as demais. Para você não perder mais tempo com posts que não geram retornos e ter a atenção do seu público continue a leitura!

O que é engajamento?

Você já preparou um conteúdo pensando que as pessoas iriam compartilhar e comentar e ele não recebeu sequer uma curtida? Em compensação teve um outro post em que divulgou um evento e as pessoas realmente interagiram com ele?

Isso tem muito a ver com o engajamento, ou seja, no caso relatado, ele aconteceu no segundo post. Para gerar esse retorno positivo, e até mesmo o negativo, não existe uma receita pronta, porém, algumas estratégias são mais eficientes que outras.

As pessoas passam algumas horas do seu dia conectadas e o jeito de chegar até elas vai depender diretamente do quanto você conhece o seu público e faz suas publicações direcionadas aos interesses dele.

Nesse contexto, as curtidas, os comentários e compartilhamentos acabam sendo um meio para que as suas vendas e negociações aconteçam. De alguma maneira, os seguidores engajados acabam ajudando na divulgação, aumentando o tráfego do seu site e aproximando novos clientes da sua marca.

Como aumentar o engajamento de um negócio?

Como vimos, algumas estratégias são essenciais para que a presença da sua marca nas redes sociais seja expressiva. Logo, você precisa:

Fazer vídeos de suas campanhas

Os vídeos estão em alta, principalmente no Facebook e nos Stories do Instagram, isso porque eles geram visibilidade e convidam as pessoas a participarem — comentando, curtindo e/ou compartilhando. Lembrando que a preferência ainda é por vídeos mais curtos, com dicas e informações relevantes.

Realizar diferentes promoções

As promoções, como sorteios ou descontos especiais em produtos ou serviços, incentivam as pessoas a compartilharem as suas publicações. Você pode, até mesmo, ganhar novos seguidores, mas lembre-se que o seu objetivo é atingir o seu público-alvo, ou seja, nem sempre número de seguidores quer dizer um público engajado.

Organizar e divulgar eventos

Todo evento organizado pela empresa pode ser divulgado nas redes sociais. O Facebook, por exemplo, oferece a opção de criar eventos. Nesse espaço você pode divulgar informações importantes, divulgar fotos e vídeos enquanto ele acontece e convidar os participantes a se engajar, falando sobre o evento.

Por que mensurar os resultados?

Como você deve ter percebido, nem tudo que você faz nas redes sociais vai engajar o seu público, por isso, fique atento ao que traz resultados positivos e repita. Ao mesmo tempo, não faça de novo aquilo que não trouxe nenhum ou pouco retorno.

E por falar em resultados, a avaliação do desempenho das publicações é o modo mais eficaz de identificar o que é de interesse das pessoas, o que gerou mais conversões e atraiu visitantes a página. Assim, fica mais fácil ancorar os seus objetivos às suas estratégias.

Agora que você já sabe como gerar engajamento em suas redes sociais, que tal compartilhar este post por lá? Até a próxima!

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