Não há dúvidas que conquistar recursos extras representa uma excelente oportunidade para sua empresa, uma vez que com tal capital é possível não só aprimorar o negócio, como expandi-lo. Porém, nem sempre essa é uma tarefa fácil, não é mesmo? Aliás, existem vários desafios sobre como atrair investidores.

Com o intuito de ajudar você a solucionar essa questão, reunimos a seguir uma série de dicas capaz de facilitar o processo. Gostou da ideia? Continue, então, a leitura!

Desenvolva um plano de investimento

Pense bem: qual a possibilidade de uma marca aplicar dinheiro no seu negócio se não existe nenhum dado, nem planejamento estratégico que mostre que a aplicação é realmente vantajosa? É nesse sentido que surge a importância de criar um plano de investimento.

Qual o valor ideal do investimento? Qual é a estimativa de payback (prazo de recuperação do valor investido)? Qual a projeção de ganho no primeiro ano? Quais são as expectativas para o futuro? Essas são apenas algumas questões que devem constar no plano de negócio. É importante deixar o investidor ciente de todos os detalhes possíveis, transmitido confiança e segurança para fechar a parceria.

Elabore uma apresentação atrativa

Para conseguir atrair potenciais investidores para o seu negócio é fundamental desenvolver uma apresentação criativa — tenha certeza disso. Não caia no erro, por exemplo, de mostrar telas e mais telas, que às vezes não significam nada.

Lembre-se de que para captar a atenção de possíveis parceiros é necessário sair da zona de conforto e ousar na tarefa, realizando uma apresentação visualmente atrativa e bonita. Dados e números devem corroborar com suas ideias.

Não à toa, é fundamental conhecer bem o seu negócio, tendo na ponta do lápis todos os detalhes da empresa. Até porque você não quer correr o risco de ser questionado sobre algo e não saber responder. Esse cenário, provavelmente, eliminaria qualquer chance de captar um investidor.

Invista e fortaleça a rede de contatos

Sabia que existem diversos eventos que reúnem investidores e empreendedores que não só visam expansões, mas que também querem compartilhar ideias para fortalecer o negócio? Por isso, não pense duas vezes para participar de tais atrações. Vale desde palestras até rodadas de empreendimentos.

Para facilitar o trabalho, busque por eventos que estão relacionados a sua área de trabalho. Além do mais, trace um perfil de investidor/investimento ideal para a sua empresa. Em meio aos bate-papos, convença que o seu empreendimento apresenta-se como uma oportunidade rentável de negócio.

Zele pela imagem corporativa

Já alertava a sabedoria popular que a primeira impressão é que fica. Por isso, é importante cuidar da imagem corporativa. Afinal, empreendedores e empresários querem negociar com marcas sólidas e sem escândalos. Então, fique atento em relação aos fatores que interferem na imagem de uma empresa, como condições do trabalho da equipe, legalidade dos processos e responsabilidade social.

Ao adotar essas estratégias, é questão de tempo até que você consiga impulsionar novos investimentos estratégicos. Por isso, seja persistente e acredite no seu negócio. Jamais desista no primeiro não, combinado?

Agora que já sabe como atrair investidores, conte para nós o que achou do conteúdo. Ele esclareceu suas dúvidas? Compartilhe a sua opinião!

Deixe seu comentário