De certo modo, é possível afirmar que um bom planejamento de divulgação é quase tão importante quanto o evento em si. Afinal de contas, é a partir desse primeiro contato que se inicia a experiência do público. Mas e você, sabe como fazer divulgação de eventos?

Com o avanço da tecnologia e o grande boom das redes sociais, um dos métodos mais eficazes para divulgar qualquer evento é investir em marketing digital. Esse tipo de prática utiliza a internet como principal ferramenta de divulgação.

Continue a leitura e saiba mais sobre o marketing digital, além de conhecer algumas dicas de como utilizar essa estratégia para divulgar seu evento da melhor forma possível!

O que é o marketing digital?

É o nome dado a um conjunto de estratégias utilizadas online para divulgar uma marca, uma empresa, um serviço ou um produto. Entre as principais, podemos citar a utilização de ferramentas específicas para estar no topo das pesquisas do Google ou mesmo usar as redes sociais como forma de divulgação de um evento.

Quais são os benefícios de seu uso na divulgação?

É difícil citar, nos dias atuais, alguém que não esteja constantemente conectado. A maioria de nós passa grande tempo navegando ou literalmente colado aos smartphones. Por isso, a internet se tornou uma incrível forma de divulgação de notícias e serviços.

Os principais benefícios do marketing digital na divulgação de eventos são:

  • interatividade com o público-alvo;
  • grande alcance de pessoas;
  • rapidez na transmissão de informações e novidades;
  • possibilidade de realização de análises e mensuração de resultados;
  • maior direcionamento de conteúdo;
  • mais engajamento de todos os envolvidos.

Como fazer divulgação de eventos na internet?

Além de sempre interagir com os participantes e fazer com que eles se sintam entre amigos, outras dicas podem facilitar a utilização do marketing digital para a divulgação do seu evento. Confira o que pode ser feito:

Usar e-mail marketing

Muitas pessoas temem o uso de e-mails na divulgação de eventos, por receio de que isso possa soar invasivo. No entanto, o e-mail marketing tem se mostrado um dos métodos mais eficientes de marketing digital e é extremamente eficaz quando bem utilizado.

Com a ajuda de uma consultoria especializada, é possível bolar uma estratégia sutil e, ainda assim, marcante, com base no calendário de principais modificações e novidades do evento.

Integrar o evento com o Facebook

O Facebook é, sem sombra de dúvidas, uma das redes sociais mais populares do momento. Além disso, suas interfaces e funcionalidades permitem um largo alcance de notícias e, claro, eventos.

Por isso, integrar o seu evento a essa rede social é garantia de que ele será visto e cairá na boca do povo. A divulgação ocorre, até mesmo, ao alguém confirmar presença, o que faz com que o evento apareça nas timelines dos amigos desse indivíduo.

Utilizar as hashtags

Quer sediar o #eventodoano? Então, vale a pena criar uma hashtag simples e convidativa, que possa ser utilizada por todos aqueles que mencionarem o seu evento em redes sociais.

Essa ferramenta é utilizada em redes como Twitter, Facebook e Instagram, e permite que informações sejam encontradas rapidamente pelos usuários interessados, além de fazer com que seu evento ranqueie entre termos mais buscados e seja, consequentemente, mais divulgado.

Criar transmissões ao vivo

Os vlogs — ou blogs em vídeo — estão em alta. Milhões de vídeos nesses termos são visualizados todos os dias no Youtube, o que mostra que essa é uma das grandes tendências em entretenimento no momento. Por que, então, não unir o útil ao agradável?

Com as transmissões ao vivo, é possível criar uma experiência diferenciada e fazer com que o público se sinta parte do evento antes mesmo dele acontecer. A familiarização e a curiosidade geradas por vídeos dos bastidores, das curiosidades e de entrevistas rápidas com a equipe são sinônimos de sucesso.

Gostou de nossas dicas de como fazer divulgação de eventos utilizando o marketing digital? Siga esses passos e observe de perto os resultados. Lembre-se de sempre escutar o seu público e utilize os feedbacks dados para melhorar cada vez mais!

Ainda falando sobre as redes sociais, que tal curtir a nossa página no Facebook e ficar sempre por dentro de nossas novidades? Até a próxima!

Deixe seu comentário