5 maneiras de melhorar o relacionamento com o público

26 de fevereiro de 2018

Você sabia que conquistar um relacionamento com o público pode ser a chave para o seu negócio reacender? Os seus clientes não são apenas números, mas pessoas reais que estão em busca de algo do qual precisam.

Assim, é essencial que se construa uma experiência de qualidade, respeito e empatia para que essas pessoas se identifiquem com o seu trabalho e haja uma interação significativa entre você e seu público.

Pensando em uma forma de ajudar a garantir uma aproximação com seus clientes, separamos 5 dicas fundamentais para que essa relação intimista ocorra sem problemas. Confira!

1. Conheça o seu público

Assim como você deseja que o seu público o conheça, também é necessário coletar informações sobre ele. Por isso, procure formas de estar mais próximo do seu cliente e entender de que ele precisa e como você pode ajudá-lo. Dessa maneira, fica mais fácil identificar problemas e manter melhor relacionamento.

Pesquisas de opinião, preenchimento de formulários e análise de feedbacks são algumas táticas que podem ser colocadas em prática para ajudar nessa primeira etapa de aproximação. Além disso, sempre que possível, responda ao seu público nas redes sociais e esteja atento a possíveis melhorias para alcançar o seu objetivo. Afinal, esses dados podem ser sempre utilizados a seu favor!

2. Aposte nas redes sociais

Conforme já mencionado, estar nas redes sociais pode ser um avanço para criar relações pessoais. Além de ser, atualmente, o meio mais eficiente para estar próximo do seu público, as redes sociais também ajudam quando se trata de compreender as necessidades do cliente e o que ele pensa a seu respeito.

Com a opção de compartilhamento, os campos de comentários, as avaliações e a infinidade de opções que a internet nos proporciona, a comunicação com o público via mídias sociais também pode ser a porta de entrada para que os stakeholders se interessem pelo seu negócio. Por isso, quando utilizada com bom senso e sabedoria, essa prática gera inúmeros benefícios.

3. Amplie os canais de comunicação

A época em que as empresas se comunicavam com seu público somente por e-mail passou! Agora, com as redes sociais, os aplicativos de mensagens e os programas de videochamada, ficou muito mais prático manter um contato próximo com o cliente. 

Contudo, vale lembrar que o bom e velho telefone ainda pode — e deve — ser utilizado quando necessário. Assim, o seu público consegue perceber que você se preocupa com ele e com seus desejos, estando sempre aberto para aceitar coisas novas ou melhorar o que ainda está em processo de evolução.

4. Supere as expectativas

Quando o cliente o conhece, automaticamente cria uma série de expectativas para que seus desejos sejam atendidos. No entanto, quando isso não ocorre, a decepção pode ser um caminho sem volta. Por isso, procure estar sempre atento aos feedbacks e assuma a responsabilidade pelos seus erros.

Além disso, lembre-se de que o seu público também não quer ter apenas aquilo que espera de você. Ele quer mais do que isso! Então, invista em formas de surpreender seus clientes, seja com atendimento rápido, serviço de qualidade e programas de fidelização com recompensas. A criatividade é uma aliada nessas horas.

5. Invista em endomarketing

Para além do contato externo, vale ressaltar que a experiência dos funcionários também é essencial. Isso porque são eles que estão mais próximos dos processos e dos produtos ou serviços. Assim, conseguem identificar com maior facilidade o que pode ser melhorado e o que está atingindo as expectativas do público.

Quando um funcionário gosta da empresa em que trabalha, tende a ser mais receptivo e aberto para indicá-la em seu círculo social. Com isso, mais pessoas conhecem o seu negócio e passam a enxergá-lo para além de questões financeiras.

Dessa forma, manter o relacionamento com o público não é tão difícil. Basta que você tenha paciência e saiba os momentos certos para estar ainda mais próximo e oferecer um serviço que combine tudo aquilo que os seus clientes esperam.

Se você gostou deste artigo e quer receber conteúdos exclusivos relacionados ao assunto, assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Compartilhar: