As ações de endomarketing estão diretamente ligadas às relações pessoais dentro de uma empresa, visando a proximidade, ou seja, elas incentivam um contato mais humano em que é necessário conhecer profundamente as pessoas.

A criatividade é uma forte aliada na hora de inovar, porque as estratégias do marketing interno buscam engajar a pessoa e mantê-la comprometida com os objetivos da organização, aumentando as vendas e a produtividade.

Das principais ações de endomarketing, selecionamos algumas mais focadas no administrativo, como a integração do RH e Marketing, treinamentos e capacitação profissional; outras ligadas às sensações do funcionário, como o investimento em experiências inovadoras, o estímulo à união e a criação de meios de comunicação internos inovadores.

Continue a leitura e descubra 5 ações inovadoras para começar a aplicar em sua empresa o mais rápido possível.

1. Integre RH e Marketing

Mesmo quando falamos de inovação, o foco do endomarketing é motivar o colaborador para que ele se sinta parte integrante do negócio. Contudo, é preciso acompanhar não apenas a evolução tecnológica, mas também a criação de novas estratégias voltadas para a comunicação interna.

As ações de endomarketing não podem (e não devem) ficar sob responsabilidade apenas do RH ou do time de marketing, a aliança entre os setores é essencial para que tudo funcione como planejado.

Dessa forma, o RH identifica as necessidades individuais de cada colaborador e pensa em pontos de melhoria para o clima organizacional. Enquanto isso, o Marketing direciona as ações, pensando em estratégias para melhorar a comunicação interna.

2. Treine e capacite de maneira inovadora

Depois de ter tudo muito bem alinhado, chegou o momento de pensar em ações que valorizem e motivem o colaborador a melhorar suas habilidades. Para isso, é necessário mapear as possibilidades buscando ações mais interativas e relacionadas à experiência.

Uma metodologia de treinamento corporativo baseada na experiência é o Gourmet Challenge. Essa ação é ideal para incentivar as interações próximas e a gestão de sua equipe, já que a base dessa vivência está no autodesenvolvimento, de modo prático e lúdico.

3. Estimule relações interpessoais

Como você pôde perceber, as estratégias vão se intercalando e ideias inovadoras surgem quando você pensa de maneira criativa. O mais importante é fazer com que a pessoa se sinta parte da empresa.

Seja para fazer atividades de descontração, seja para um evento corporativo, pensar na qualidade de vida do seu colaborador é oferecer para ele ações com as quais se identifique.

Foi assim que fez a equipe de RH da CA Technologies na Dinâmica Gourmetque aprendeu sobre trabalho em grupo, liderança e integração ao mesmo tempo em que teve momentos divertidos, com o acompanhamento de chefs no preparo das receitas da noite.

4. Crie uma rede social interna

Se estamos falando de inovação, não podemos deixar a tecnologia de lado, certo? E ela não vai ficar! A rede social interna vem dando bons resultados em grandes empresas, aparecendo como o melhor canal para investir na transparência com sua equipe.

Pode ser um grupo de Whatsapp ou um aplicativo personalizado, a comunicação horizontal é muito importante em tempos em que as pessoas valorizam a proximidade e a singularidade do contato.

Não se esqueça que esse é não é só um espaço para reconhecimento, mas também para a troca de ideias e informações importantes para o bom andamento de seu negócio.

5. Invista em experiências inovadoras

Um evento corporativo precisa ser mais que um encontro que poderia acontecer normalmente na sala de reuniões da empresa. É preciso valorizar a individualidade ao mesmo tempo em que se motiva o trabalho em grupo.

Um exemplo nesse quesito é a experiência gastronômica vivida pela equipe da Page Group, rede global presente em 30 países nos cinco continentes. Eles fizeram uma dinâmica de integração prazerosa e descontraída com pizzada, na qual todo mundo colocou a mão na massa, literalmente.

Enfim, planejar ações de endomarketing constantemente é benéfico para todas as partes. Você tem em mãos ferramentas de reconhecimento dos esforços individuais e ideias para garantir a integração dos colaboradores, alinhando os interesses da empresa com os valores pessoais e coletivos no objetivo de alcançar melhores resultados.

Quer melhorar o clima organizacional da sua empresa? Saiba mais sobre como inovar com o endomarketing!

 

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